i AO VIVO
i Jornal
Home / colunas / Seja Feliz!
Seja Feliz!

COLUNA: SEJA FELIZ!

Saiba o que significa 'entitlement'

Essa forma de pensar, agir, sentir impede relacionamentos plenos, e uma vida feliz, de realizações pessoais e sucesso profissional

Seja Feliz! 08/11/2022 - 11:07

		Saiba o que significa 'entitlement'
Ao invés de se sentir no seu “direito”, importante apreender que você tem o direito de errar. Imagem: Reprodução

Nos Estados Unidos, tem uma palavra muito usada para pessoas que sentem e acreditam que o mundo lhes deve. “Entitlement” seria algo como, “está no meu direito”. Mas é um direito não necessariamente adquirido, mas imposto internamente.

Por exemplo, o direito de passar em um teste. Nesse sentido, a pessoa se sente “entitled”, no seu direito de passar. Mas o que acontece se não estudou? Repete!

Mesmo assim, se sente injustiçado e culpa o mundo, as circunstâncias, o professor, a família, tudo menos si próprio, por não ter passado em um teste para o qual não se preparou.

Essa forma de pensar, agir, sentir impede relacionamentos plenos, e uma vida feliz, de realizações pessoais e sucesso profissional.

A felicidade está diretamente ligada à autoconsciência, a conscientização, de quem realmente somos, e o que fazemos para conhecer e propagar nossa essência, assumindo, assim, a responsabilidade por nossas atitudes e decisões.

Se você não estudou por qualquer razão que seja, e não passou no teste, não é culpa de ninguém, mas sua. E não tem problema. A solução é aprender com a lição e estudar mais para passar na próxima oportunidade. Isso é amadurecer, se permitir errar, e logo, acertar.

Se não tomamos responsabilidade pelos nossos atos – e fracassos – e culpamos o mundo, também não admitimos responsabilidade pelo nosso sucesso. Ou seja, o sucesso é visto por essas pessoas como “sorte”. Se permitem um momento de satisfação, mas nunca felicidade plena pelas conquistas. “Afinal”, dizem, “tive sorte de estar no lugar certo, na hora certa”.

A energia da vitimização leva as pessoas a um estado de estagnação, incapacitação para tomarem atitudes sóbrias, serenas, racionais e inteligentes para crescerem, em todos os sentidos.

Ao invés de se sentir no seu “direito”, importante apreender que você tem o direito de errar. Se não reconhece esse direito, nunca vai conseguir valorizar de verdade os acertos, as conquistas.

O “entitlement” vem de um profundo sentimento de insegurança e defesa. Se não precisa se defender, mas aceita sua falha em algum projeto ou atitude ou relacionamento, você admite e reflete sobre o seu erro, e mais importante, sobre o que poderia fazer para melhorar numa próxima situação.

Enquanto estamos vivos, temos sempre a oportunidade de mudar, aprender e acertar, se nos permitirmos. Aproveite! Esse, sim, é um direito divino que nos é concedido!

*Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Assine nossa newsletter!

Receba a seleção de notícias feita pelos nossos editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Ou

OUTRAS NOTÍCIAS

+LIDAS

NEWSLETTER

Orbi e tal

Receba a seleção de notícias feita pelos nossos editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Ou

Siga a ORBI nas
redes sociais:

Selecionadas
para você: